Catalizando a transformação na cidade de São Carlos. contato@movesanca.com.br

Projeto visa transformar o município em uma cidade modelo, definindo diretrizes e metas de médio e longo prazo

Criado em 2018, o grupo Move Sanca, união suprapartidária de pessoas que trabalham voluntariamente por São Carlos, está trabalhando em um novo projeto chamado São Carlos 2050.  De acordo com Guilherme Lopes e Mario Casale Neto, coordenadores do projeto, a ideia surgiu para unir lideranças para pensar junto a cidade, para que a sociedade possa assumir o protagonismo no seu desenvolvimento. Este trabalho poderá evitar a descontinuidade de políticas públicas com as mudanças de governo.

Para executar o Plano, o grupo pretende reunir pessoas das mais diversas esferas da sociedade para participarem de um Programa de Desenvolvimento Humano através de dias de imersões ao longo de um ano, nas quais aprenderão e utilizarão na prática técnicas de planejamento e inovação em grandes grupos. Este será viabilizado por uma equipe de consultores especializados em planejamento e gestão, sob coordenação técnica do são-carlense Pedro Paro, da Chie, organização liderada por Marcelo Cardoso, ex-Vice Presidente da Natura, que também irá participar do trabalho.

O resultado final deverá ser apresentado até julho de 2021, no entanto, o grupo pretende reunir-se com os candidatos a prefeito e vereadores para apresentar o projeto, com a ideia de obter comprometimento de seguir as diretrizes estipuladas pela sociedade são-carlense.

Segundo Mario, o objetivo do projeto não é apresentar soluções para todos os problemas da cidade, mas apresentar o que é prioridade para a população e um planejamento estratégico para chegar lá, com a evolução desses indicadores ano após ano. “As construções das soluções e projetos para o nosso futuro deverão ser feitas por toda a sociedade e, claro, junto com o poder público. Durante o trabalho faremos um diagnóstico dos principais problemas e propostas da cidade, com eventos temáticos abertos ao público e consultas públicas com ferramentas modernas online e presenciais. Buscaremos assim contar com a forte participação da sociedade de forma que cada são-carlense se sinta e seja de fato dono do São Carlos 2050!”.

Outras informações sobre o grupo Move Sanca e o projeto São Carlos 2050 podem ser acessadas por meio do facebook.com/MoveSanca ou do instagram @movesanca.

Fonte: Jornal Primeira Página